Editorial

Onde está a frota baleeira japonesa?

Comentário por Paul Watson

Nisshin Maru no porto, em 29 de novembro

Nisshin Maru no porto, em 29 de novembro

Onde no mundo está a frota baleeira japonesa? Eles deveriam estar a caminho do Oceano Antártico para matar baleias.

A frota baleeira não se afastou do Japão ainda. Eles deveriam estar a caminho do sul, mas os navios continuam amarrados ao cais na Terra do Sol Nascente.

Seria maravilhoso se eles decidissem permanecer neste lugar. Talvez eles tenham jogado a toalha e não retornarão para o Oceano Antártico. Podemos ter esperança.

Há muitas possibilidades:

(1) Eles pararam e se renderam. Vitória total para as baleias.

(2) Eles ouviram que Michelle Rodriguez está a bordo do Steve Irwin, viram Avatar e decidiram não mexer com ela.

(3) O Imperador decidiu que era hora do Japão entrar no século 21 e pediu o fim da caça às baleias.

(4) Eles foram à falência e o governo japonês disse “inferno, não temos mais subsídios seus mendigos, é hora de vocês procurarem um trabalho de verdade”.

Ou … é só política. Nesta segunda, 22, o Ministro das Relações Exteriores, Seiji Maehara, se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores australiano, Kevin Rudd, e a Primeira-ministra Julia Gillard, em Camberra, para conversarem oficialmente sobre Acordo de Livre Comércio entre japoneses e australianos.

Pode ser que os japoneses sejam simplesmente diplomáticos e estão esperando a conclusão dos encontros antes de constranger o ex-Primeiro-ministro australiano Kevin Rudd, enviando sua frota de caçadores do Japão para saquear as águas do Território Antártico Australiano, em desprezo ao Tribunal Federal australiano.

Foi Rudd que prometeu ao povo australiano que iria acabar com as operações ilegais de caça japonesa. Isso foi em 2007, antes de ele cair em desgraça com o seu partido. As negociações entre o Japão e a Austrália não estão chegando a lugar nenhum. Onze rodadas de negociações desde abril de 2007 e não conseguiram selar um acordo de comércio livre bilateral.

As atividades baleeiras japonesas ilícitas em águas da Austrália é um dos pontos do debate.

O Japão também está pressionando a Austrália para interromper as atividades da Sea Shepherd Conservation Society, e de banir a Sea Shepherd dos portos australianos.

Atualmente, a frota baleeira japonesa está banida dos portos australianos. A Sea Shepherd tem recebido um apoio esmagador do povo da Austrália, e os portos de Hobart, Melbourne, Sydney e Fremantle têm sido extremamente favoráveis.

A campanha em defesa das baleias, a OPERATION NO COMPROMISE, composta pelos navios da Sea Shepherd, Steve Irwin, Bob Barker e Gojira partirá de Hobart, na Tasmânia, em 02 de dezembro, para mais uma vez interceptar a frota baleeira japonesa no Oceano Antártico.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB