Notícias

Núcleo SP participa do Projeto Estaleiro Musical: música, educação e cidadania

Projeto leva música e conhecimento a crianças e jovens do Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Por Claudia Hallage, voluntária do Núcleo SP  do Instituto Sea Shepherd Brasil

No último sábado, dia 10/08, o Núcleo SP do Instituto Sea Shepherd Brasil mostrou um pouco de sua luta para crianças atendidas pelo Projeto Estaleiro Musical, na Escola Estadual Walter Scheppis, no Guarujá (SP). Das 150 crianças atendidas pelo projeto, aproximadamente 50 puderam ficar além do horário das aulas de música para conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Instituto Sea Shepherd Brasil.

Cláudio Ramiro, Patrícia Isabel, Adriana Bausells e Claudia Hallage. Ao fundo, ensaio da Banda Marcial. Foto: Carlos Crow

Os presentes puderam conhecer a história da ONG e as suas principais campanhas, durante a palestra da voluntária Claudia Hallage. “Em nenhum momento, as crianças perderam a atenção, nem deixaram de fazer inúmeras perguntas sobre os tubarões e suas características, o seu comportamento, práticas de mergulho, a vida à bordo de um navio de ativistas, o tamanho das baleias, entre outras questões”, destacou Claudia.

Claudia Hallage durante palestra para crianças. Foto: Carlos Crow

Quando o assunto foi o lixo jogado no mar, as crianças e adolescentes surpreenderam demonstrando conhecimento sobre o assunto e sobre como preservar os oceanos. O Projeto já vem fazendo um trabalho de educação ambiental, pois a maioria dos jovens atendidos mora em regiões de mangue e favelas e, por isso tem contato direto com a problemática do descarte inadequado de materiais, que muitas vezes poderiam ser reaproveitados ou reciclados.

Foi um evento produtivo, que possibilitou uma grande troca de experiências. Certamente o Instituto Sea Shepherd Brasil voltará outras vezes, com mais voluntários e mais informações.