Notícias

Núcleo Rio de Janeiro realiza atividade no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2017.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), conhecido mundialmente como “Clean Up Day”, foi comemorado no dia 22 de setembro de 2017, pelo Núcleo Rio de Janeiro.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com organizações voluntárias como o Projeto VerdeMar, o Rio Ocean Club e a operadora de mergulho Mergulho Carioca, um grupo de 50 (cinquenta) voluntários, entre mergulhadores, canoístas e banhistas, participaram da ação ambiental de limpeza da praia e do ambiente submerso, na Praia Vermelha, no bairro da Urca.

 

Foram coletados cerca de 30 (trinta) kg de resíduos sólidos, entre petrechos de pesca, lixo flutuante e lixo coletado na praia pelos voluntários. Após uma triagem, observou-se que a maior parte deste lixo coletado era composto de material plástico, mas uma significativa parcela de metais também foi encontrado.

 

Entre os itens mais recolhidos do ambiente estavam latas, garrafas pet, embalagens de produtos diversos, anjóis e linhas de pesca.

 

Durante este processo de triagem do material recolhido, foi realizado um trabalho de resgate de fauna marinha, onde diversos seres marinhos – camarões, siris, poliquetas e ouriços – foram devolvidos ao oceano. Além da coleta do lixo encontrado, um grupo de voluntários conversava com as crianças e os adolescentes presentes ao evento, e através de fotos, pinturas e desenhos, os informava sobre a importância de preservação dos oceanos. Ao final do evento, todo o lixo coletado foi levado para uma cooperativa de reciclagem.

 

Os resultados serão repassados à organização nacional do evento para compor os dados mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“O principal objetivo é conscientizar as pessoas do grave problema de poluição dos oceanos. Há um longo caminho a ser percorrido até atingirmos a redução significativa do lixo descartado irregularmente, mas se fizermos a nossa parte, conseguiremos.” – informa Luiz André Albuquerque, Diretor Regional do Núcleo Rio de Janeiro.