Destaque, Notícias

Núcleo Paraná (ISSB) realiza mutirão de limpeza de praia em parceria com o Clube de Ações Voluntárias da UFPR

No dia 13 de maio, o Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) – Núcleo Paraná, em parceria com o Clube de Ações Voluntárias da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e alunos do campus Litoral da Universidade de Caiobá e Matinhos, realizou a segunda ação de limpeza nas praias em 2017, cobrindo toda a extensão da praia de Caiobá, no litoral do Paraná. A ação contou com 45 voluntários no total, sendo 32 de Curitiba (Clube de Ações Voluntárias e ISSB-PR) e 13 alunos do Setor Litoral da UFPR.

A ação de limpeza totalizou em 20 sacos de lixo de 100 litros. Nas áreas de restinga, especialmente, havia grande parte do lixo encontrado, além de clareiras, demonstrando que ali houve grande impacto do ser humano. Os principais materiais encontrados eram garrafas PET e outros plásticos, latas, embalagens, vidros e sachês de temperos de lanchonetes próximas. Grande parte do lixo encontrado era microlixo, como pedaços de isopor, bitucas de cigarro, fragmentos de plástico e sacolas. O microlixo, em especial, é um grande risco à vida marinha, pois muitos animais acabam ingerindo esses materiais, causando sofrimento e muitas vezes a morte do animal.

Há mais de um ano o Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) – Núcleo Paraná realiza limpezas de praia, não só com o intuito de manter as praias limpas e minimizar os impactos antrópicos na vida marinha, mas também de conscientização do público. Uma das sugestões dadas para parcerias futuras com o Clube é a realização de atividades de conscientização ambiental das pessoas que frequentam as praias, para que aprendam que o que elas muitas vezes consideram como sendo “só um lixinho” pode ter grandes consequências para os ecossistemas marinhos.

O Clube de Ações Voluntárias da UFPR conta com alunos dos mais diversos cursos da Universidade e é aberto à comunidade externa, realizando diversas atividades, tais como arrecadações de alimentos e doações de sangue, entre outras, sendo esta a primeira limpeza de praia do grupo. O núcleo Paraná agradece a oportunidade e parceria, e espera que outras ações possam ser realizadas em conjunto futuramente.

O núcleo Paraná conta com diversos voluntários que se encontram mensalmente para discutir as próximas ações (palestras, eventos, mutirões de limpezas de praias). Se você quer conhecer um pouco do que fazemos, entre em contato através do e-mail nucleopr@seashepherd.org.br.
Outras notícias sobre a Ação:

  • http://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/mutirao-de-limpeza-nas-praias-de-caioba-matinhos/
  • http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/alunos-da-ufpr-fazem-mutirao-de-limpeza-nas-praias-de-caioba-e-matinhos/