Notícias

Novo vídeo: navio-fábrica da frota baleeira japonesa empurra navio da Sea Shepherd

Sea Shepherd Austrália lança declaração sobre a colisão

Imagens inéditas de alta qualidade do momento exato em que o Nisshin Maru empurrou o navio da Sea Shepherd, Bob Barker, para o navio de combustível da Coréia do Sul, o Sun Laurel, acaba de ser recebido e liberado pela Sea Shepherd Austrália.

O som aterrorizante do impacto pode ser ouvido a partir de 2 minutos e 24 segundos do clipe, como o filme mostra o navio-fábrica de 8.000 toneladas da frota baleeira japonesa desabar no convés do Bob Barker, em seguida, empurrar o navio da Sea Shepherd no navio de combustível da frota baleeira (embarcação laranja), e destruir equipamentos no Bob Barker, incluindo os mastros de radar e luzes de navegação, causando danos estruturais em seus decks. A destruição destes dispositivos elétricos de alta tensão ao lado de um tanque de combustível tinha o potencial de causar uma grande explosão, mas felizmente isso não aconteceu.

 [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ssw3xG1wH1s[/youtube]

A Sea Shepherd Austrália lançou uma resposta oficial ao incidente de colisão, que detalha o horrível abalroamento de três navios da Sea Shepherd, o Bob Barker, o Steve Irwin e o Sam Simon, bem como o navio de combustível da frota baleeira japonesa, o Sun Laurel. Sobre isso, a Sea Shepherd Austrália afirma:

“Colisões não podem ser provocadas e não há como um capitão de navio se desculpar batendo quatro navios com pretensões de provocação. O Capitão do Nisshin Maru, Tomoyuki Ogawa, sabia exatamente o que estava fazendo quando ele atingiu os navios da Sea Shepherd e Sun Laurel. Ele só considerou que sua própria operação de reabastecimento valeria a pena arriscar a segurança e a vida de mais de uma centena de pessoas de nossa equipe, uma dúzia de tripulantes do Sun Laurel, bem como sua própria tripulação no Nisshin Maru“.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil