Destaque, Notícias, Operação Ondas Limpas

Mutirão de limpeza em Vitória no Espírito Santo reúne comunidade capixaba em defesa da vida marinha

Representação artística do lixo recolhido num mosaico de Tartaruga Marinha – imagem de drone de Leonardo Merçon do Instituto Últimos Refúgios.

 

Neste último sábado dia 26 de Janeiro, o Instituto Sea Shepherd Brasil no Espírito Santo participou da 2º Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha numa grandiosa ação de limpeza de praia unindo diversas ONGs. A ação teve o apoio da Prefeitura de Vitória e a participação da população da comunidade Jesus de Nazareth. A ação que teve duração de 4 horas reuniu participantes que trabalharam incansavelmente e bravamente retirando pneus, cordas de sisal (utilizada para amarrar embarcações), bicicleta, geladeira, troncos de madeiras com pregos, sucatas de ferro, diversas embalagens de plástico, sacolas plásticas, roupas e muito mais. Em poucas horas de ação foi retirado quase 2 toneladas de lixo e todo esse detrito foi descartado corretamente pela Prefeitura de Vitória. A ação mostrou para a comunidade a força que o ativismo ambiental tem e a sua importância, demonstrando também que a comunidade pode e deve participar.

Voluntários e Comunidade Jesus de Nazareth em Vitória – ES reunidos após ação.

 

A educação ambiental foi realizada em todo o momento da ação, tanto com as crianças da comunidade como também com todos os voluntários. A atividade foi representada na areia da praia através da arte, transformado o lixo em uma tartaruga gigante que reinou lindamente na área, uma lembrança e referência à vida marinha que é atingida direta e indiretamente pelo lixo.

A ação inspirou a todos, inclusive as crianças.

Um abraço simbólico foi dado na intervenção artística, com todos de mãos dadas em prol da vida marinha, na certeza de que o impacto dessa ação foi tão grande que alterou a percepção dos participantes, mostrando que todos são capazes de proteger a vida dos oceanos.

Segundo Sandro Firmino voluntário da Sea Shepherd Brasil e Diretor do Instituto O Canal disse que “ações como essas serão frequentes na Ilha de Vitória, e que a missão de todos envolvidos no projeto é de levar educação ambiental em defesa, conservação a preservação da vida marinha”. 

Voluntários Sea Shepherd Brasil, Últimos Refúgios e Instituto O Canal

 

Muitos detritos foram retirados para posterior relatório das quantidades.

Segundo Leonardo Merçon Presidente da ONG Instituto Últimos Refúgios e fotógrafo da natureza completou “Como ambientalista acredito que esse tipo de ação obviamente não vão causar impactos grandes em relação a retirada do lixo, pois a quantidade existente dos detritos nos oceanos é enorme mas acreditamos que essas ações se tornam símbolos para as outras pessoas criarem consciência do lixo e também se inspirarem no que fazemos”.

E com a retirado do lixo foi formada o mosaico artístico.

J

á o Rafa Braga do Instituto Ecomaris, acredita que “com a união e esforços de muitos é possível mudar nossa realidade local e são pequenas atitudes que fazem grande diferença”. 

Do ponto de vista do voluntário Fernando Martins, morador da comunidade Jesus de Nazareth, essa ação tem um impacto muito positivo na comunidade local, pois segundo ele “a população não valoriza mais a beleza natural do lugar pois já está acostumada com ela poluída e ações como estas ajudam a lembrar a riqueza natural e da importância de preservá-la”.

 

A participação de Ongs e da Prefeitura de Vitória uniram-se para a ação de limpeza.

Os participantes Guilherme, Juliano e Nicole, moradores de Vitória, disseram que “o trabalho em equipe é importantíssimo pois demonstra que existe várias pessoas engajadas na causa. Valorizaram também a participação das crianças pois segundo eles, elas são o futuro e com isso podemos formar cidadãos melhores”.

 

Voluntária Sea Shepherd Brasil Marina Allema coletou os dados dos detritos.

E ainda citamos a fala do Capitão Paul Watson, fundador do Sea Shepherd “Nós não podemos deixar o ativismo ser reprimido por toda a paranóia que passa” (Paul Watson).

Agradecemos a todos que participaram, são eles: Últimos Refúgios, Projeto Amigos da Jubarte, Projeto Pegadas, Prefeitura de Vitória, Instituto O Canal, Instituto Ecomaris, Instituto Marcos Daniel, Voz da Natureza, Escola e Comunidade, Projetos Vigilantes dos Ecossistemas, RL Eventos, PEAM, Tour no Morro, Caverna de Adulão, a população da Comunidade Jesus de Nazareth, ao artista capixada e morador da comunidade de Jesus de Nazareth Nico Duarte responsável pela linda intervenção artística transformando o lixo em uma tartaruga gigante, fotógrafos Leonardo Merçon e Jow Rodd.

 

Pelos oceanos!

Instituto Sea Shepherd Brasil