Home » Destaque, Notícias

LIXO NAS PRAIAS – Limpeza e conscientização ambiental O que você pode fazer a respeito disso?

17 dezembro 2017

Recolhemos no último final de semana detritos diversos, foram plásticos sortidos em utensílios de uso único como canudo, copos ou garrafas de água, talheres, garrafas de vidro e muita bituca de cigarro que foram retirados do ambiente. Não é só um ato de cidadania que visa a conservação do meio ambiente e animais marinhos mas também um ato de conscientização da realidade em que vivemos: Lixo e mais lixo em nossas praias por falta de educação e respeito aos aceanos.

 

Limpar uma praia é uma ótima maneira de envolver todas as pessoas, desde crianças a adultos, que juntos podem proteger e conservar os oceanos em poucas horas de limpeza. Requer poucos recursos e pode ser organizado com um pequeno esforço e parcerias.

Os voluntários da Sea Shepherd se organizam todo mês para limpeza dos detritos marinhos em praias do país. Toneladas de lixo, em terra e mar, já foram retirados nos estados brasileiros em que atuamos. E neste mês de dezembro não foi diferente! O resultado foi o seguinte:

 

Em São Paulo, no Canto do Forte em Praia Grande, houve Clean Up com remada ecológica. A ação retirou 25 quilos de micro lixo, dentre eles foram: 1687 bitucas de cigarro, 731 canudos, 13 latas de bebidas, 08 garrafas de vidro, 83 tampinhas de garrafa, 128 copos plásticos, 31 embalagens de isopor e muitas oferendas religiosas em poucas horas de limpeza na orla da praia.

Concentração de voluntários para limpeza na praia, boas práticas sustentáveis e remanda ecológica do Canto do ForteSP

Na tenda armada na praia os banhistas puderam saber mais sobre a Organização e ação do dia, como também puderam saber mais sobre as boas práticas sustentáveis que devemos adotar no dia a dia, ao exemplo de RECUSAR as sacolas plásticas e utilizar sacolas retornáveis, utilizar canudos de bambu, talhares de metal ou madeira e muitas outras práticas que contribuem para evitar o lixo em nossos oceanos.

O evento teve a participação da Raia Sul Guarderia como co-organizadora e do artista plástico e Embaixador do Mar Erick Wilson que ajudaram mais uma vez na atividade.

 

Trabalho meticuloso de separação do lixo.

Remada Ecológica no Canto do Forte – Praia Grande SP.

No Paraná, em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado em 05 de dezembro, data instituída em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a ação ocorreu em Pontal do Paraná e concentrou-se nos balneários de Santa Terezinha e Praia de Leste. 

Muito lixo estava na areia, mas a maior parte estava nas áreas da vegetação de restinga.

Dentre os resíduos retirados da praia predominaram as garrafas PET e vários tipos de plásticos, bitucas de cigarro, hastes de cotonete, pedaços de isopor, garrafas de vidro e latinhas de alumínio. Também foi encontrado muito material considerado micro lixo, o qual representa um grande risco à vida marinha, pois muitos animais acabam ingerindo esses materiais causando sofrimento e muitas vezes a morte do animal.

Diversos tipos de materiais são encontrados nas praias.

Há mais de um ano o ISSB núcleo Paraná realiza limpezas de praia, não só com o intuito de manter as praias limpas e minimizar os impactos antrópicos na vida marinha, mas também de conscientização do público.

Já no Rio de Janeiro, a coleta do micro lixo ocorreu na Praia Vermelha – Urca. Neste dia a Sea Shepherd Brasil e demais Organizações fizeram um evento único – educação ambiental e cleanup na praia e mar.

Voluntários da Sea Shepherd retiraram micro lixo na areia da Praia VermelhaRJ

No espaço da tenda entre os demais participantes, retratamos em exposição de fotos de como o lixo pode prejudicar a vida marinha. 

Exposição de fotos na Praia da VermelhaRJ

No Rio Grande do Sul, na Praia do Hermenegildo a ação ocorreu para registros de imagens e monitoramento. A atividade de limpeza de praia ocorrerá no próximo ano dia 06 de janeiro em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar. Junte-se a nós!

E assim se encerra mais um mês de atividade da Campanha Marine Debris Sea Shepherd no litoral brasileiro. Devemos manter as praias e o ambiente marinho limpos. Atitudes como descartar o seu lixo corretamente e reciclar seus resíduos podem ter grandes resultados para o equilíbrio da vida marinha.

Reflita suas atitudes! #Reduza #Recuse #Reuse #Recicle.

 

A vida marinha agradece.

Instituto Sea Shepherd Brasil

Dezembro 2017 – Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo.

 

 

All Contents Copyright © 2017 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por GPS Digital
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol