Destaque, Notícias

ISSB presente no 1ª Magi surf treino na praia de Magistério

Por Rodrigo Marques, Coordenador Regional Núcleo RS

O Instituto Sea Shepherd Brasil compareceu no último domingo (1ª de fevereiro) no 1ª Magi Surf treino realizado na praia de Magistério no litoral norte do estado do RS. O evento teve como objetivo abrir espaço aos surfistas da nova geração e ainda arrecadar alimentos para ajudar aqueles que necessitam.

O Surf Treino contou com três categorias, a Open, Junior e Iniciantes. Uma grande oportunidade oferecida aos futuros surfistas do nosso estado.

Nova geração do surf gaúcho. Foto: Rafael Lugo.

Nova geração do surf gaúcho. Foto: Rafael Lugo

Premiação da categoria iniciantes. Foto: Rafael Lugo.

A Sea Shepherd colocou sua barraca à beira mar e teve a oportunidade de conversar com diversas pessoas sobre as ações desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. “Durante o evento o microfone foi aberto pelo locutor Eduardo Freitas da OVL Surf House e assim tivemos a oportunidade de alertar os presentes à respeito das consequências desastrosas ao meio ambiente com a prática da pesca predatória e dos resíduos descartados indevidamente nas praias”. Destaca Rodrigo Marques, Coordenador Núcleo RS.

ISSB marcando presença no litoral norte do RS. Foto: Rafael Lugo.

Recebemos em nossa barraca os integrantes do Rotary Club de Porto Alegre São Geraldo, um grupo muito preocupado com as questões ambientais e sociais do nosso estado, representado pelo seu Presidente Ildo Policarpo e acompanhado por seus filhos, Roberta e Vinícius Policarpo, este último, um dos organizadores do Surf Treino e segundo colocado na categoria Junior.

Equipe do Rotary Club de Porto Alegre São Geraldo. Foto: Rafael Lugo.

“Ainda dentro da Campanha Mar de Sangue lançada no ano passado, estivemos atentos às embarcações que estivessem pescando fora dos limites estabelecidos por lei (5,5 Km da costa). Sabemos que diversas embarcações estão cometendo infrações ao longo de nossa costa e os órgãos fiscalizadores não estão dando a devida atenção ao caso. Dessa forma, estaremos sempre em locais estratégicos com nossos equipamentos prontos para flagrar qualquer irregularidade, podendo assim, através de material visual, facilitar o trabalho dos órgãos fiscalizadores. Esperamos apenas que os mesmos utilizem o material do flagrante e punam os responsáveis pelo crime ambiental.” Informa Rodrigo Marques.

Até o final desta matéria o IBAMA – Escritório Regional de Rio Grande/RS ainda não se manifestou sobre a denúncia enviada pelo ISSB de um flagrante de pesca irregular ocorrida no dia 16 de janeiro no Município de Santa Vitória do Palmar.

Para saber mais sobre a denúncia acesse o link.

ISSB flagra pesca ilegal no extremo sul do RS

O ISSB agradece os organizadores do evento pelo convite e os voluntários do Núcleo RS, Rafael Lugo, Karine Marchionni e Thiago Biju pelo trabalho realizado em prol da vida marinha.