Destaque, Notícias

ISSB e BG-500 promovem a campanha “Dirty Sea Project” na Praia da Urca, no Rio de Janeiro

Em continuação ao trabalho desenvolvido nos anos de 2013 e 2014 no bairro da Urca, no dia 07 de fevereiro, o Núcleo Rio de Janeiro do ISSB e o Projeto BG-500 realizaram mais uma atividade de educação ambiental e conscientização, com o grande diferencial que tem caracterizado os eventos realizados nesta localidade: o resgate da fauna marinha encontrada junto aos resíduos coletados no mar.

Coleta de lixo flutuante

 

Os voluntários das duas instituições realizaram um arrastão humano, coletando os resíduos sólidos encontrados tantos nos costões da Praia da Urca, como também os encontrados no fundo do mar.

Passado 01 (um) mês das festividades do início do ano, foram recolhidos um grande número de objetos jogados no mar e oferendas à Iemanjá, que passaram por uma triagem.

Triagem dos resíduos em caixas seletoras

Triagem dos resíduos coletados

Um dos resíduos encontrados, garrafa de água mineral.

Esta triagem visa encontrar vida marinha aprisionada nestes objetos, como peixes, camarões, poliquetas, planárias, pequenos caranguejos, etc, que são resgatados e devolvidos ao mar da Praia da Urca. Em aproximadamente 03 (três) horas de trabalho foram libertas cerca de 300 animais marinhos.

Animais marinhos resgatados

É por esses pequeninos que vamos nesse tipo de limpeza/resgate sub! Vou ampliar essa mesma foto e peço que reparem o abdômen da pequenina.  Essa massa escura é a próxima geração dessa espécie. Um animal adulto, saudável que iria acabar em uma lixeira junto dos resíduos sólidos retirados na ação. Uma simples lata de bebida pode conter mais de vinte indivíduos.  Diz Ed Bastos do BG 500

Se você costuma frequentar praias, mas não participa de ações voluntárias de limpeza de praias, talvez seja a hora de enxergá-las de uma perspectiva diferente e engajar-se na defesa do meio ambiente. Junte-se à nós ! Filie-se à Sea Shepherd Brasil