Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil participa de evento de educação ambiental e limpeza subaquática na Praia Vermelha – Urca (RJ)

Por Gisele Pontes, voluntária de Comunicação e Marketing do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo Estadual Rio de Janeiro

Sábado, dia 02 de fevereiro de 2013, o Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo RJ que integra a REAMAR – Rede de Educação Ambiental Marinha, realizou mais um mutirão de limpeza na Praia Vermelha – Bairro da Urca, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, onde a areia da praia está em péssimas condições.

Foto: Suzy Ferro

Cerca de quinze voluntários realizaram atividades de educação ambiental, limpeza de praia, limpeza de lixo flutuante com caiaques e stand up paddles (SUP) e limpeza do fundo do mar através de snorkeling no costão esquerdo da Praia Vermelha, retirando uma quantidade considerável de resíduos sólidos.

Não nos basta coletar o lixo deixado pelos banhistas, mas conscientizar adultos e educar crianças.

Foto: Suzy Ferro

Ensinar as crianças que o lixo acarreta a morte de animais marinhos e que elas podem mudar este fato, é a tarefa mais importante, que buscamos realizar de maneira alegre e efetiva. Apresentamos uma exposição de fotos que retratam os danos que o lixo marinho causa aos animais, mostrando a realidade. Por outro lado, utilizamos as técnicas de pintura e desenho para mostrar como pode ser bonita a vida marinha.

Foto: Suzy Ferro

Foto: Suzy Ferro

Usando 03 caiaques e 02 SUP´s, os voluntários do Núcleo RJ percorreram a enseada da Praia Vermelha, recolhendo com peneiras o lixo flutuante. Para alegria dos voluntários, foi avistada uma tartaruga marinha que nadava em meio aos sacos plásticos que retirávamos da superfície.

Resultado da coleta de lixo flutuante. Foto: Suzy Ferro

Enquanto o Rio de Janeiro se prepara para uma semana de folia, nossos voluntários se preocupam com a necessidade de mais pessoas participarem de ações em defesa da vida marinha.

Recolhemos com nossos engajados voluntários cerca de 80 kg de lixo em três horas de ação. Junte-se a nós e faça a diferença!

Foto: Suzy Ferro