Destaque, Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil participa de ação de limpeza em Lucena-PB

Voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil participaram no último sábado, dia 15 de novembro, de mais uma ação de limpeza costeira em praias paraibanas.

Foto: João Velozo

A ação realizada em conjunto com o Projeto Praia Limpa e o Projeto Clean Nature, nas praias  de Lucena e Gameleira. Ao longo do trecho de aproximadamente 5km de costa, voluntários das três organizações envolvidas recolheram algo em torno de 400 kg de resíduos sólidos.

Foto: João Velozo

O Município de Lucena se destaca como uma das principais atrações turísticas da Paraíba, sobretudo pelas suas belas e pouco frequentadas praias se comparadas com outros municípios costeiros do Estado. Entretanto, a situação do lixo marinho não é diferente do restante delas.

Foto: João Velozo

É que, embora em certos locais não haja uma grande circulação de banhistas (mas de veículos que trafegam ilegalmente em Área de Preservação Permanente), a quantidade de resíduos que chega graças à força das correntes marinhas é absurda. Aproximadamente 80% de tudo que foi recolhido pelos voluntários da Sea Shepherd encontrava-se em uma área de 2km ao longo da costa.

A situação ainda é agravada pelo fato de não haver lixeiras distribuídas para que frequentadores do litoral depositem o lixo de forma adequada. Segundo o Prefeito Marcelo Monteiro, as lixeiras colocadas à disposição pela Prefeitura Municipal foram retiradas porque muitas vezes eram utilizadas por moradores para incinerar o lixo que nelas se encontrava.

Importante frisar que a presença do chefe do executivo local no final do evento de limpeza serviu para que todos fizéssemos sugestões de como melhorar a gestão de resíduos sólidos em Lucena, além de recebermos convites por parte do mandatário atual para desenvolver projetos futuros que envolvam a conscientização e sensibilização dos moradores e frequentadores das praias Lucenenses.

O Instituto Sea Shepherd Brasil agradece a todos que participaram do ato, em especial ao amigo e surfista profissional Erbeliel Andrade, que desenvolve projeto similar na cidade de Baia da Traição além dos parceiros do Projeto Praia Limpa e Clean Nature, Paulo Lucena, Carol Matias e Ana Karlla Silva por toda ajuda na logística e estrutura. Sem essas pessoas, nada disso seria possível. E que venham outros projetos.

Muito mais que apenas divulgar petições ou compartilhar notícias indignadas na internet, aCampanha Dirty Sea Project lançada pela Sea Shepherd está percorrendo o litoral brasileiro desenvolvendo Educação Ambiental e limpezas de orla e submersa.

Fique atento em seu estado e ajude a Sea Shepherd a manter as praias limpas.