Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil palestra no Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro

No dia 05 de setembro de 2012, o Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), por intermédio do Núcleo Rio de Janeiro, realizou palestra com o tema “Sea Shepherd em Defesa da Vida Marinha”, no Centro Universitário Celso Lisboa, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ).

Foto: Prof. Alessandro Licurgo

A palestra abordou inicialmente, a criação da organização no Brasil e no exterior, sua missão e o histórico de atuação em diversas partes do mundo.

Foram apresentadas à plateia, as ações e projetos desenvolvidos pelo ISSB na proteção e defesa da vida marinha no litoral brasileiro, nas áreas de fiscalização e monitoramento, capacitação, suporte técnico e educação ambiental, que fazem parte do Programa de Estudos e Conservação da Vida Marinha.

Foto: Prof. Alessandro Licurgo

Outro ponto abordado foram as ações civis públicas movidas contra a pesca predatória ilegal, a caça e o molestamento de cetáceos e a pesca de tubarões para a prática do “finning”, a extração de barbatanas com o posterior descarte do animal ao mar, ainda vivo, o que é considerado crime ambiental pela legislação nacional.

Estas ações civis públicas constituem-se em importante trabalho desenvolvido pelo ISSB, não somente pelo caráter punitivo em relação aos crimes, mas pela relevância socioambiental.

Foto: Prof. Alessandro Licurgo

“Buscamos apresentar a necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos para as presentes e futuras gerações. Não poderemos viver neste Planeta, se os oceanos morrerem. E somente através da conscientização e da educação ambiental conseguiremos atingir este objetivo”, explicou Luiz André Albuquerque, Diretor Regional Núcleo Rio de Janeiro.

Foto: Prof. Alessandro Licurgo

Ao final da palestra, houve um debate com os participantes, onde foram esclarecidas algumas questões em relação ao impacto da pesca de arrasto ilegal, o pedido do ISSB de proibição do turismo de observação de baleias em Santa Catarina, o trabalho de voluntariado na organização e o sobre o curso de “Ações para Salvamento de Animais Marinhos em Derrames de Petróleo” que irá ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, no final do mês de setembro.

Agradecemos ao Professor de Biologia Alexandre Licurgo da Universidade Celso Lisboa pelo convite e a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição.