Destaque, Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná realiza limpeza em praias do litoral paranaense

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece nesta terça-feira 20 de setembro, o Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná reuniu 12 voluntários de dentro e fora da ONG para fazerem a sua parte. Assim, no dia 17 de setembro (sábado), os voluntários fizeram um mutirão e realizaram a quarta ação de Limpeza de praias pelo Núcleo Paraná em 2016.

foto01

foto02

Após 5 horas de mutirão, foram recolhidos 21 sacos de lixo de 100 litros. Entre o lixo recolhido foram retirados desde bitucas de cigarro, canudos e tampinhas, até ventilador, isopor e redes de pesca. A ação começou no balneário Eliane, na praia Brava de Guaratuba, onde foram retirados 10 sacos de lixo em 2 horas. Depois, apenas na região da Barra do Saí e em uma pequena parte de Coroados, 11 sacos foram recolhidos pelos voluntários.

 

foto04

foto03

Há um ano, o Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná vem realizando estas limpezas, que tem extrema importância para a vida marinha. Além de deixar os oceanos e praias limpos e habitáveis para os animais, manter esses locais limpos é fundamental para a sobrevivência dos mesmos. Segundo estudos recentes, 8.8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano. Todo esse resíduo é confundido com alimento pelos animais, sendo fonte de toxinas, bloqueio do intestino e muitas vezes morte por sufocamento. O enredamento de espécies como tartarugas, aves e cetáceos é cada vez mais frequente, causando morte ou deformações.

foto05

foto06

Portanto cabe a nós sermos a mudança! E você pode fazer parte desta luta para tornar os oceanos um lugar melhor não apenas para nós, mas para todos os animais marinhos. Sempre que for à praia, leve uma sacola e leve consigo seu lixo. Se possível, junte também o lixo a sua volta! Se todos fizermos um pouco, teremos praias mais limpas e seguras para todos!

foto07

O núcleo Paraná conta com diversos voluntários que se encontram mensalmente para discutir as próximas ações (palestras, eventos, mutirões de limpezas de praias). Se você quer conhecer um pouco do que fazemos, entre em contato através do e-mail nucleopr@seashepherd.org.br.