Destaque, Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil e SONATA realizam ações de limpeza em praias paraibanas

No último sábado, dia 21 de março, voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil do estado da Paraíba, em conjunto com a Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA) realizaram o segundo arrastão de limpeza do ano em duas praias do litoral sul paraibano, Tambaba e Arapuca.

O litoral sul é conhecido pela sua natureza exuberante e, em especial, pela beleza de suas praias. Arapuca e Tambaba são locais de acesso restrito porém não escapam da ação predatória e da poluição causada por resíduos sólidos na zona costeira. O fato de serem menos frequentadas que as demais praias do município do Conde não as deixa livres da ação humana. Prova disso é o lixo recolhido em pouco mais de duas horas de operação.

Foto: Pedro Vieira

Petrechos de pesca ilegais, sacos plásticos, isopor e garrafas de vidro. Além da costumeira ausência de locais adequados para o descarte regular (em pouco menos de quatro quilômetros de costa apenas uma caçamba que serve como depósito de lixo dos bares e outros estabelecimentos), a falta de respeito de alguns turistas e demais frequentadores, bem como, do poder público para com o ambiente marinho é gritante.

Foto: Katherine Viana

Foto: Katherine Viana

Foto: Katherine Viana

Some-se a isso a leniência do governo do estado que permite a circulação de bugres em algumas praias do litoral sul como forma de fomentar o turismo, inobstante o impacto ambiental gerado e as disposições do Código de Trânsito Brasileiro.

Foto: Igor Trigueiro

Foto: Igor Trigueiro

A ação promovida no último final de semana faz parte da Campanha Dirty Sea Project lançada pela Sea Shepherd, que está percorrendo o litoral brasileiro desenvolvendo Educação Ambiental e limpezas de orla e submersa.

Fique atento em seu estado e ajude a Sea Shepherd a manter as praias limpas.