Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil de “olho no mar” em Natal

A bióloga Rose Dantas da NAVIMA em campo coordenando fiscalizando em Natal

A bióloga Rose Dantas da NAVIMA em campo coordenando fiscalizando em Natal

O evento ocorreu nos dias 19 a 21 de agosto na sede da Polícia Federal de Natal e foi promovido pela organização não-governamental Nature Viva Mangue – NAVIMA, com apoio do IBAMA e a Polícia Federal. O Instituto Sea Shepherd Brasil ofereceu os cursos “Instrumentos jurídicos e preservação dos ecossistemas costeiros” e “Ações para salvar animais marinhos em derrames de petróleo”.

Também palestrou o pró-ativo Delegado da Polícia Federal de Natal Dr. Asdrúbal Wilson, que representou o Superintendente Dr.Marcelo Mosele na abertura do evento. Seguindo o Cerimônial, falou a bióloga Rose Dantas, fundadora e diretora da NAVIMA.

O evento contou com diversas palestras e premiação. O Coronel Aviador Carlos Eduardo, da Base Aérea de Natal, recebeu o prêmio Garça Azul pela excelência na conservação ambiental e humanitária. O Dr. Cristiano Pacheco, diretor jurídico voluntário da Sea Shepherd Brasil, recebeu o prêmio NAVIMAECO pela dedicação e incansável luta em defesa do meio ambiente marinho.

“Mal pude acreditar, fiquei surpreso e muito emocionado. O troféu é um golfinho, um animal que é simbólico para a Sea Shepherd Brasil e para mim também, sou apaixonado por eles. Nosso trabalho voluntário vem crescendo a cada dia e já é reconhecido do sul ao extremo norte. Isso é muito gratificante para todos os envolvidos”, afirmou emocionado Cristiano Pacheco, Diretor Jurídico Voluntário do ISSB.

“Ficamos muito impressionados com o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, com o Projeto de Neutralização de Carbono que sem dúvida está ajudando a preservar a natureza e a iniciativa é recebida com muito sucesso, diz Pacheco.

Rose organizou o evento contando com o apoio do IBAMA e a Polícia Federal. Além disso, consegue envolver todas as corporações nos trabalhos diários desenvolvidos pela NAVIMA. É sem dúvida a melhor prova que já vi de que as pequenas ONGs, o Poder Público, até mesmo a Aeronautica,Marinha, o Exército e a Polícia Ambiental – CIPAM podem atuar conjuntamente – e com sucesso – em favor do meio ambiente e da coletividade”, completa Pacheco.

DE OLHO NO MAR

Nos dias 22 e 23 de agosto a Sea Shepherd Brasil em conjunto com a Ong NAVIMA, Nature Viva Mangue, realizou seu primeiro monitoramento em Natal/RN. A atividade tinha como objetivo fiscalizar atividades de pesca ilegal nos manguezais e no litoral Natalense, bem como outras atividades causadoras de impacto ambiental, como despejo de esgoto e derrames de petróleo.

Na ocasião foram flagradas algumas práticas de pesca predatória nos manguezais e sinais de derrames de petróleo.

“Estamos de olho no mar e vamos continuar atuantes na região junto com a NAVIMA e os órgãos públicos para coibir estes crimes ambientais,” comentou Wendell Estol, diretor técnico do Instituto Sea Shepherd.