Home » Notícias

Fuga apertada para o Gojira

5 fevereiro 2011

Baleeiros atiram lanças na tripulação da Sea Shepherd

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011.

Cara a cara com o Yushin Maru 3, a uns meros 10 metros de distância do Gojira (Foto: Simon Ager)

Cara a cara com o Yushin Maru 3, a uns meros 10 metros de distância do Gojira (Foto: Simon Ager)

O Yushin Maru 3 deliberadamente se jogou no navio da Sea Shepherd Conservation Society, o Gojira, nesta sexta-feira, 4, em uma tentativa para destruir o navio comandado pelo Capitão Locky MacLean.

“Era como olhar a face da morte quando o casco de aço, de repente, surgiu sobre nós. Nós acabamos de escapar de sermos cortados ao meio”, disse o Capitão MacLean.

Ambas as embarcações estavam em um curso paralelo, com o navio baleeiro Yushin Maru 3 no lado estibordo do Gojira. De repente, o Yushin Maru 3 deu uma guinada forte à bombordo, na tentativa de mutilar o Gojira.

O Capitão MacLean percebeu a tempo de acelerar, efetivamente evitando a colisão com o Yushin Maru 3, que estava a meros 10 pés da popa do Gojira.

O operador do barco Delta, Chade Halstead, escapou de ser ferido quando um dos baleeiros jogou lanças de bambu na tripulação do barco. A Sea Shepherd recuperou algumas destas lanças de bambu, potencialmente letais.

O Yushin Maru 3 se aproxima da popa do Gojira (Foto: Simon Ager)

O Yushin Maru 3 se aproxima da popa do Gojira (Foto: Simon Ager)

O Gojira e os barcos pequenos do Bob Barker estavam perseguindo o Yushin Maru 3 com bombas de tinta fedidas, em uma tentativa de manter o baleeiro longe do navio da Sea Shepherd, o Bob Barker. A operação foi um sucesso. O Bob Barker agora está livre para procurar o navio-fábrica japonês Nisshin Maru.

Com o Bob Barker escapando de suas mãos, o Yushin Maru 3 emitiu um sinal de socorro internacional, dizendo que eles foram atacados pelos navios da Sea Shepherd, o Bob Barker e o Gojira. No entanto, o Bob Barker estava há mais de sete quilômetros de distância quando os caçadores emitiram o seu sinal de socorro.

Tanto o Bob Barker quanto o Gojira reconheceram o pedido de socorro pelo rádio, e contataram o Yushin Maru 3 para obter informações sobre o que lhes afligia. Eles foram contatados três vezes por rádio, em japonês e em inglês, mas se recusaram a responder.

Apesar do fato de que a Sea Shepherd respondeu ao chamado dos baleeiros e registrar e monitorar este reconhecimento, o Instituto de Pesquisa de Cetáceos emitiu um comunicado de imprensa acusando a Sea Shepherd de não oferecer assistência, quando na verdade a ajuda foi oferecida três vezes.

O Gojira contatou o Yushin Maru 3 por rádio, indicando que não seriam amolados quando parassem atrás do Bob Barker. A Sea Shepherd vê a rejeição do contato de seus navios por parte dos baleeiros como uma provocação.

O Bob Barker está agora livre do Yushin Maru 3, e pode continuar a perseguição ao Nisshin Maru. O Bob Barker e o Gojira vão continuar a perseguir e assediar a frota baleeira japonesa, enquanto o Steve Irwin reabastece e recebe suprimentos em Wellington, na Nova Zelândia.

O barco inflável Delta, do Bob Barker, é atacado por uma lança de bambu lançada do Yushin Maru 3, em 04 de fevereiro de 2011.

http://www.youtube.com/embed/cfhhI5D_cjo

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.

All Contents Copyright © 2017 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por GPS Digital
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol