Destaque, Notícias, Operação Ondas Limpas

Espírito Santo – Limpeza de praia e restinga foi a ação do Sea Shepherd na Praia da Jurema em Vitória.

Durante o dia 9 de junho, a Curva da Jurema, em Vitória – Espírito Santo, recebeu a colaboração de voluntários para a campanha Marine Debris, realizada pela Sea Shepherd Brasil em diversas praias do país. A ação de cleanup de praia e restinga ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, cobrindo toda a extensão da praia. Foram retirados um total de mais de 10kg de lixo que se encontravam nas áreas de areia e restinga do local.

Praia da Jurema – Vitória, Espírito Santo

A questão de dispensar resíduos de consumo nas praias é comum e, por isso, a visibilidade dos voluntários rendeu questionamentos e comentários positivos por parte dos banhistas presentes, reforçando o teor de conscientização da campanha. Dentre os itens recolhidos, destacaram-se em quantia bitucas de cigarro, tampas plásticas, canudos e fragmentos de plásticos de diversas espessuras. Ainda, embalagens de alimentos, anéis de lata de cerveja e palitos de sorvete, o que evidenciava a cultura de descarte imediato de materiais relativos a produtos consumidos durante a permanência das pessoas, na praia.

A coleta dos detritos foi catalogada e pesada.

Voluntários destinaram seu tempo para a retirada de micro lixo na praia

Há lixeiras disponíveis e, excetuando-se as que estavam em local indevido para acesso – como sobre a área de restinga – todas poderiam ser utilizadas para o seu devido propósito. O lixo nos oceanos é um problema global e os esforços de grupos voluntários ao redor do mundo não são suficientes para a manutenção da qualidade dos ecossistemas. A mudança de hábito é uma urgência para todos. Precisamos entender que a vida marinha é uma responsabilidade de todos e nos tornarmos agentes desta mudança, assumindo a responsabilidade de proteger e conservar. Pelos oceanos!