Destaque, Notícias

Escola Estadual de Duque de Caxias/RJ recebe a visita do Sea Shepherd Brasil

Foto: Núcleo RJ

A Escola Estadual Ercilia Antonia da Silva, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu no dia 20 de agosto de 2015, a visita de integrantes do núcleo carioca do Sea Shepherd Brasil.

Duque de Caxias é o terceiro município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro, sendo o mais populoso da baixada fluminense e sofre diariamente com uma grande quantidade de resíduos sólidos descartados de forma irregular.

Foto: Núcleo RJ

Através de um convite da professora Lívia Sekiguchi, bióloga e voluntária do Núcleo RJ, foi ministrada para alunos do ensino médio e fundamental, uma palestra intitulada “Os Impactos do Lixo Marinho”, visando justamente conscientizá-los sobre o descarte irregular destes resíduos e seus impactos na vida marinha da Baía de Guanabara, situada ao leste do município.

Foto: Núcleo RJ

Após a exibição de um pequeno vídeo que buscava estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos, seguiu-se um debate, onde foi possível constatar que alguns dos alunos presentes já possuíam um comportamento social consciente, o que é muito importante.

Foto: Núcleo RJ

“Trabalhar desenvolvendo projetos de educação ambiental nas escolas é fundamental para que tenhamos uma mudança de comportamento. O lixo deixou de ser apenas um problema sanitário em zonas urbanas para tornar-se um dos principais poluentes que ameaça a sobrevivência dos animais marinhos em seu próprio ecossistema e atinge de diversas formas a saúde pública. Foi gratificante observar que vários alunos buscam descartar o lixo de forma correta.” – informou Luiz André Albuquerque, Diretor do núcleo carioca.

Foto: Núcleo RJ

Devemos sempre lembrar que aproximadamente 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos e mares do mundo anualmente. O termo “lixo marinho” engloba uma gama de materiais que são descartados deliberadamente, ou acidentalmente perdidos na costa ou no mar, e inclui materiais que são carregados para o mar a partir da terra, de rios, sistemas de drenagem e de esgotos, ou pelo vento. Ele frequentemente inclui materiais sólidos persistentes, manufaturados e processados, tais como plástico, vidro e metal.

Se você deseja ser um voluntário do Núcleo Rio de Janeiro, escreva para [email protected].

A Campanha Dirty Sea Project lançada pelo Instituto Sea Shepherd Brasil está percorrendo o litoral brasileiro desenvolvendo ações de Educação Ambiental e limpezas de praias e subaquáticas.

Lugar de lixo é na lixeira !!! Faça sua parte e contribua para um mundo melhor.