Destaque, Notícias

Em Santa Catarina, voluntários voltam à Lagoa da Conceição para mutirão de limpeza e conscientização

No último sábado (18), cerca de cem pessoas se reuniram à beira da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), para recolher resíduos, conscientizar a população e realizar análises da qualidade da água de um dos mais belos cartões postais de nosso país.

Foto: Todd Southgate

Esta é a segunda vez que o núcleo catarinense do Instituto Sea Shepherd Brasil organiza a ação com base na Ponta do Pitoco, um dos locais mais frequentados e também poluídos da Lagoa. No ano passado, o mesmo mutirão reuniu cerca de 150 pessoas e retirou quase 1,2 toneladas de lixo da Lagoa da Conceição.

Foto: Todd Southgate

A coleta de lixo foi feita a pé, de stand up paddle e com o auxílio de mergulhadores e de um bote, e como no ano passado, muito lixo doméstico foi retirado das águas da Lagoa, como cadeiras, espetos de churrasco, plásticos de todos os tipos, latas, além de milhares de bitucas de cigarro – estima-se que cerca de 4.200 bitucas foram recolhidas.

Foto: Todd Southgate

“Neste ano, encontramos muito menos lixo na área em que realizamos a limpeza com o auxílio de cilindros de mergulho no ano passado – em frente ao restaurante do Boni”, comemorou o diretor do núcleo Santa Catarina da Sea Shepherd, Hugo Malagoli.

Foto: Todd Southgate

Porém, o núcleo catarinense ressalta que os dados preliminares das análises da qualidade da água são muito alarmantes. Em um ponto, os voluntários coletaram esgoto praticamente bruto sendo jogado na Lagoa. Além do acompanhamento dos índices de qualidade de água, estas coletas embasarão protocolos de denúncia nos órgãos responsáveis.

Foto: Todd Southgate

O mutirão contou com o apoio do Café Cultura, que distribuiu água e um cafezinho para dar pique à atividade, além de dois kits de produtos para os ganhadores da gincana de coleta de lixo.

A Parcel Dive Center também contribuiu com os cilindros utilizados na coleta subaquática e a COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital) com um papa entulhos e sacos para disposição dos resíduos. Mais uma vez, a ação teve a contribuição de Todd Southgate, que durante todo o evento gravou imagens da ação e prontamente disponibilizou um vídeo.

[youtube]https://youtu.be/diBvJ5VKCwQ[/youtube]

Na próxima semana, o núcleo catarinense da Sea Shepherd estará em dois eventos que serão realizados também na Lagoa da Conceição, o Bazar Vegano, no sábado(25/03), e a festa Vem pro Mar(26/03)!, na Casa de Noca (Lagoa da Conceição). O pessoal do Studio 507 vai sortear uma Tattoo e um piercing no dia do Vem pro Mar!!