Notícias

Dia Internacional dos Oceanos na Semana do Meio Ambiente 2019 de Ilhabela SP

A Semana do Meio Ambiente (1 a 8 de junho) foi bem engajado no arquipélago de Ilhabela, com muitas ações em defesa do meio ambiente. A proposta deste ano foi uma ação coletiva de limpeza de fundo marinho com apoio da Secretaria do Meio Ambiente do município e Project Aware PADI Brasil entre outras atividades na cidade.

 

Foram muitos mergulhadores que com as operadoras de mergulho retiraram do fundo do mar detritos marinhos que chegaram a encher um caminhão pelo volume. Os materiais retirados foram os mais variados: cordas, material de construção, redes e linhas de pesca, micro lixo, latas de bebidas, sacolas plásticas, embalagens de alimentos. Tudo isso foi retirado pela coleta do município.

Mas muitos animais foram salvos do lixo, como as ascídias, pequenos caranguejos, poliquetas, corais, estrelas do mar e pequenos organismos vivos.

Ao final da atividade todos encontram-se no píer do Perequê cujo objetivo foi reunir todos os coletores para uma roda de conversa sobre os materiais encontrados e reafirmar o compromisso em defesa dos oceanos.

Pelos oceanos.