Destaque, Notícias

Curso Biologia e Ecologia de Tubarões é ministrado pela primeira vez em Curitiba

O curso “Biologia e Ecologia de Tubarões” teve sua primeira realização pelo Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), nos dias 6 e 7 de maio em Curitiba, contando mais uma vez com o apoio da embaixada do Núcleo Paraná, SCUBASUL Cursos de Mergulho.

Ministrado pela bióloga e doutoranda em zoologia com enfoque em fisiologia de elasmobrânquios, Natascha Wosnick, o curso teve como tema central a biologia e ecologia dos tubarões, abordando a morfologia, reprodução, alimentação e predação, fisiologia, migração, comportamento e a situação atual desses animais em relação à pesca dos mesmos, entre outros temas.
Na tarde do segundo dia, foi realizada uma parte prática do curso, em que os alunos puderam simular (utilizando uma boia inflável de tubarão) métodos de captura e contenção de tubarões para a coleta de material biológico e dados morfométricos voltados à pesquisa com metodologias não letais à esses animais. Os alunos puderam também simular a retirada do sangue dos animais utilizando uma seringa e um tubarão de pelúcia.
 
O curso teve um total de 29 participantes, de diversos estados, dentre os quais destacam-se alunos do ensino médio e de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Biologia Marinha e Medicina Veterinária.
Pensando numa forma de reduzir os resíduos do curso e no consumo consciente, os participantes tiveram à disposição copos reutilizáveis em parceria com a Bee Green, que puderam utilizar durante toda a duração do curso. Os copos também puderam ser adquiridos pelo valor de R$ 5,00 ao final do curso. Com essa atitude, houve a diminuição de grande parte do volume de resíduos do evento.
O Núcleo Paraná do Instituto Sea Shepherd Brasil agradece a presença dos participantes, a parceria com o Roberto e a Karine da Embaixada SCUBASUL e aos voluntários que axiliaram durante o curso.

Lembrando que o Núcleo PR possui um grupo de voluntários que se reúnem mensalmente para discutir e programar eventos futuros. Se você é do Paraná e tem interesse em juntar-se a nós, mande email para [email protected].