Destaque, Notícias

Capitão Luis Manuel Pinho participa de atividades da II Semana Náutica da Paraíba

Por Igor Trigueiro, Coordenador do Grupo de Apoio PE/PB

O Capitão Luis Manuel Pinho, que guiou o SSS Sam Simon durante a operação Tolerância Zero (2012/2013) e fez parte da operação No Compromise como imediato no MV Steve Irwin (2010/2011), esteve na Paraíba neste mês de dezembro e participou de atividades junto ao grupo de apoio paraibano da Sea Shepherd Brasil.

Na última quinta-feira (04/12), Pinho palestrou para uma série de profissionais do ramo náutico, mergulhadores, conservacionistas e representantes de órgãos governamentais sobre as suas atividades nas duas campanhas de proteção às baleias do ártico em que atuou como membro da Sea Shepherd Conservation Society.

Capitão Luis Manuel Pinho durante a palestra. Foto: ISSB

Capitão Luis Manuel Pinho durante a palestra. Foto: ISSB

 

Em uma conversa de pouco mais de uma hora, o Capitão falou da sua experiência como imediato do Steve Irwin na campanha No Compromisse e, sobretudo, da Tolerância Zero, operação anti-baleeira mais bem sucedida da organização. Destacou a importância do trabalho da Sea Shepherd no combate à caça ilegal de baleias no santuário ártico, promovida pela ICR, financiada pelo governo japonês e sob o falso pretexto de realizar a caça com fins científicos. Durante a palestra foram mostradas imagens e vídeos registrados durante o período em que o Capitão atuou.

Foto: ISSB

Foto: ISSB

No sábado, houve ainda uma exibição de diversas imagens do seu acervo pessoal e de vídeos inéditos registrados a bordo do Sam Simon, que não chegaram a ser editados nem exibidos pela série Whale Wars do Animal Planet. Muitos deles mostraram as diversas colisões entre o navio comandado por Pinho e a frota baleeira japonesa, bem como, os momentos de maior tensão na campanha Tolerância Zero.