Home » Capacitação e cursos

Capacitação e cursos


———————————————————————————————————-

anexo-9-ave-contaminadapeq3Curso

Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo

premio-super-2002

Público-alvo: Curso de capacitação com foco no resgate de animais marinhos atingidos por derrames de petróleo direcionado a estudantes relacionados às áreas afins, voluntários de ONGs, órgãos governamentais atuantes na área ambiental, indústria do petróleo e outras empresas afins. O curso também visa capacitar estudantes e profissionais para a atuação voluntária junto à equipe de resgate do Instituto Sea Shepherd Brasil.

Programa
O cenário do Petróleo; As principais áreas de risco no Brasil; Ecossistemas e Biótopos do Brasil; Áreas Prioritárias; A importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco; Estrutura de um plano de ação; A estruturação de um programa de voluntário; Segurança da equipe e dos animais atendidos; Atendimento aos encalhes / resgate;Primeiras ações junto aos animais; Diagnóstico; Animais focos em casos de acidente com óleo; Exercícios de simulação de derrame de óleo e estudos de caso.

Local dos cursos e inscrições clique aqui

Já capacitamos aproximadamente 3.000 pessoas em todo litoral. Se você tem interesse em participar de um dos nossos cursos, mobilize um grupo, organize um espaço, discuta uma agenda conosco que nossa equipe se deslocará até sua instituição.

Obs.: os valores por participante variam de região para região, pois são calculados em função dos custos de deslocamentos.

A Rede de Voluntários e a Nossa Proposta

> Nossas ações contam com o apoio de voluntários em todo o Brasil.

> Em 10 anos de atuação o Instituto Sea Shepherd Brasil integrou a sua rede de voluntários capacitados junto as seguintes instituições:

  • UFRGS; PUC/RS; UFSC; Faculdade de Santa Vitória do Palmar/RS; UNISINOS; Projeto REAMAR/SC, UNIVALLI/SC, Instituto ECOPLAN/PR; Grupo Mamíferos Marinhos Região Lagos/RJ; Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo/RJ; Instituto ORCA/ES; Estação Biológica Marinha Ruschi/ES; Universidade de Santa Cecília / Santos/SP.
  • Funcionários: da Petrobrás, ChevronTexaco, Hidroclean; Porto de Santos, Porto de Rio Grande.
  • Órgão públicos: Batalhão Ambiental do RS; IBAMA/RS; Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Balneário Camboriú/SC; Secretaria de Meio Ambiente de Macaé/RJ; IBAMA de Vitória, FLORAM/SC.
  • ONGs: NAVIMA/ RN, Projeto TAMAR, Projeto Golfinho Rotador, Instituto Baleia Jubarte, Projeto MAMA, ONG AQUASIS.
  • APAs: APA Litoral Norte/SP, APA da Baleia Franca/SC.

QUAL É NOSSA PROPOSTA?

>Oferecer a universidades, instituições privadas, órgãos governamentais e comunidades em geral, Curso de Capacitação  de Voluntários: Ações para Salvar animais Marinhos em Derrames de petróleo.

>Integrar os participantes desta Capacitação à Rede de Voluntários da ONG, como agentes multiplicadores do trabalho ativista ambiental.

AGUASNEGRAS

Operação Águas Negras em Cuba triunfa em nome da vida marinha

15 JULHO 2010

Durante a semana passada, uma equipe de técnicos do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), especializada no resgate de animais marinhos contaminados por óleo, realizou uma campanha para troca de informações sobre derramamento de óleo com líderes comunitários e acadêmicos no litoral norte de Cuba.

O objetivo inicial era uma operação ostensiva de colaboração entre o braço sul americano independente da Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) e instituições cubanas para capacitação de voluntários. Porém, tornou-se uma operação quase que clandestina, por conta das restrições impostas pelo regime de Raúl Castro sobre as questões relacionadas ao derramamento de óleo do Golfo do México, que ocorre desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon no fim de abril. O trabalho em conjunto com instituições cubanas foi negado pelo Ministério do Meio Ambiente de Cuba no mesmo dia em que a equipe viajou para Havana.

Imagem de Amostra do You Tube

All Contents Copyright © 2017 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por GPS Digital
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol