Notícias

Campanha de Defesa às Focas

Sea Shepherd Retorna para Defender as Focas Bebês.
Governo Canadense fixa uma cota de 275 mil focas a serem mortas.
Pela primeira vez desde 2005, Sea Shepherd Conservation Society partirá para o norte ao meio dos blocos de gelo do leste do Canadá para defender as focas bebês das impiedosas pauladas dos canadenses caçadores de focas. O Navio da Sea Shepherd, Farley Mowat, partiu dia 24 de março com uma equipe internacional de voluntários para dentro do amontoado gélido do Golfo de St. Lawrence, atuando mais uma vez como guardiões do mar em defesa dos filhotes de focas harpa.

O Ministro das Pescas do Canadá, Loyola Hearn, fixou a cota de focas a serem mortas este ano em 275 mil, 5 mil a mais do que no ano passado, sem qualquer justificativa científica e sem qualquer justificativa mercantil. Ao anunciar a nova cota, Hearn disse que a matança de focas tem sido aperfeiçoada com novas regras para deixar a caça mais “humana”. As novas regras estão sendo impostas numa tentativa de convencer o Parlamento Europeu a não proibir os produtos feitos com foca na Europa. O Canadá está gastando uma pequena fortuna enviando delegações à Europa para pedirem pelo direito de continuarem massacrando os filhotes de focas. Exigem, as novas regras, que os caçadores de focas cortem as artérias sob as nadadeiras desses animais após terem sido baleados ou abatidos a pauladas.

A Sea Shepherd tem trabalhado para remover o mercado dos produtos feitos com foca assim como tem montado impressionantes confrontos no gelo para, fisicamente, salvar as focas das cruéis pauladas dos caçadores. A caça às focas só sobrevive devido aos subsídios doados pelo governo do Canadá à indústria desse ramo. Isso tem se tornado um sistema próspero e glorificado onde, em troca da matança de focas por algumas semanas, os caçadores podem se habilitar para o seguro-desemprego pelo resto do ano.

“Eles dizem que é parte da cultura deles,” disse Capitão Watson, presidente e fundador da Sea Shepherd, tendo o próprio crescido numa vila de pesca ao Leste de uma província canadense em New Brunswick. “É uma cultura baseada todos os anos na cruel matança a pauladas de focas bebês por algumas semanas, e beberem Canadian Club (whisky) e cervejas no resto do tempo. É uma cultura que qualquer Marítimo com meio cérebro deixou há muitas gerações.”

Além dos perigos do gelo espesso e do clima traiçoeiro, a equipe da Sea Shepherd enfrenta a ameaça de violência dos caçadores e a ameaça de prisão do governo do Canadá, pois, sob as regulamentações da Proteção Canadense Às Focas, é ofensa criminal testemunhar ou documentar a matança sem permissão do governo. Em 2005, 11 membros da Sea Shepherd foram presos depois de terem sido atacados por caçadores no gelo. Apesar de atingidos por pauladas, socos e chutes, nenhum caçador foi preso pela agressão. O ataque foi filmado e os agressores, identificados, e mesmo assim a Polícia Montada Real Canadense afirmou que não houve evidências suficientes para acusar os caçadores. A equipe da Sea Shepherd foi presa e multada por se aproximar cerca de meia milha náutica de uma foca sendo morta.

Capitão Watson tem lutado durante toda a sua vida contra o massacre das focas no Canadá. A caça comercial foi suspensa em 1984 e ressuscitada em 1994.

“Todas as nossas vitórias são, de costume, temporárias,” disse Watson. “Infelizmente nossas derrotas são, de costume, permanentes.”

A Sea Shepherd voltará seus olhos à situação das focas. Para fora das profundezas congelantes da Antártida, e dentro do refrigerador setentrional ao Leste do Canadá, seja salvando baleias, seja salvando focas, o trabalho dos guardiões do mar continua.

AS FOCAS ESTÃO CONTANDO CONOSCO PARA PROTEGÊ-LAS. FILIE-SE!