Notícias

Bob Irwin pela primeira vez a bordo do navio Steve Irwin

Bob Irwin, pela primeira vez a bordo do navio Steve Irwin, manifesta uma profunda preocupação com as tartarugas e dugongos da Austrália

Bob Irwin se senta na cadeira do capitão do navio em homenagem a seu filho, Steve Irwin. Foto: Sea Shepherd Austrália / Eliza Muirhead

No dia 10 de maio de 2013, o naturalista australiano, conservacionista de animais e pai do falecido Steve Irwin, Bob Irwin visitou o navio Steve Irwin pela primeira vez. Foi uma experiência emocionante para Bob e para toda a tripulação da Sea Shepherd.

Bob Irwin (Bob Irwin & Wildlife Conservation Foundation) e Colin Riddell (Save Australian Dugongs and Turtles) estavam lá também para falar sobre a coalizão de grupos de apoio a uma chamada para que os animais que estão listados como ameaçados ou vulneráveis não sejam mortos por ninguém.

Como a missão da Sea Shepherd é proteger a biodiversidade dos oceanos de suporte à vida, apoiamos fortemente Colin e Bob e, portanto, somos parte da coalizão.

O que está acontecendo em algumas partes da Austrália é a caça comercial em grande escala de tartarugas e dugongos, em perigo e vulneráveis, sob o pretexto de caça nativa. O dugongo da Austrália e as populações de tartarugas em Queensland estão realmente lutando, não graças à perda de habitat de grama do mar causada pelo escorrimento de herbicidas de inundações, via fazendas.

Se algo não for feito agora para salvar as tartarugas e dugongos da Austrália, eles serão perdidos para sempre, e seguirão o caminho do Tigre da Tasmânia. Isso seria uma perda terrível para o ambiente marinho da Austrália e para as futuras gerações.

A Sea Shepherd também já ouviu falar que um número de proprietários tradicionais pediram uma moratória sobre a caça de todos os dugongos e tartarugas nas áreas afetadas negativamente, isto é algo que a Sea Shepherd apóia fortemente. A Sea Shepherd continuará a acompanhar a situação e vai fazer tudo o que puder para defender as espécies marinhas ameaçadas da Austrália.

Expor essa caça comercial ilegal sob o pretexto de caça nativa é a proposta de um futuro grande documentário chamado Price per Dozen (clique para saber mais). Você pode apoiar o documentário através do site Crowd Funding: Indiegogo (clique para saber mais).

O dugongo é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui o peixe-boi ou vaca marinha. Foto: Sea Shepherd Australia / Ben Cropp

Tartarugas marinhas ameaçadas nadam livres. Foto: Sea Shepherd Austrália / Nicole McLachlan

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil