Notícias

Bob Barker doa navio à Sea Shepherd para salvar as baleias

Outro navio anti-baleeiro chegou ao Oceano Antártico hoje (05/01), de forma inesperada e em boa hora: o Bob Barker!

O navio arpoador norueguês de 1.200 toneladas aproximou-se da frota japonesa ás 3 horas da manhã, na Baía de Commonwealth na costa de Adelie (Latitude 66° 43’ Sul, Longitude 143° 17’ Leste). A bandeira norueguesa tremulava no frio Antártico e parecia que o baleeiro tinha ido se juntar aos japoneses para ajuda-los.

Os japoneses podem ser perdoados por terem pensado que os noruegueses pró-caça as baleias tinham enviado o navio para ajuda-los em sua caçada ilegal no Santuário Antártico das Baleias.

Mas toda empolgação tornou-se rapidamente em decepção quando a bandeira norueguesa foi recolhida e uma outra com uma caveira, o tridente de Netuno e um bastão de pastor cruzados foi içada – a bandeira de guerra pirata da Sea Shepherd – anunciando a chegada do Bob Barker, o mais recente navio da frota da marinha de Netuno da Sea Shepherd que trabalha em defesa dos oceanos.

Graças a uma contribuição de 5 milhões de dólares do ícone e personalidade televisiva americana Bob Barker, a Sea Shepherd foi capaz de comprar (sem alardes) e aparelhar o antigo baleeiro norueguês, na África.

O navio, que é veloz e capaz de quebrar gelo, partiu de Mauritius em 18 de dezembro de 2009 para se juntar aos navios Steve Irwin e Ady Gil, ambos da Sea Shepherd, no Oceano Antártico.

Bob Barker também financiou o custo de um helicóptero que acompanhará os navios.

O helicóptero recebeu o nome de Nancy Burnet, em homenagem a presidente da United Activists for Animal Rights (Ativistas Unidos para os Direitos Animais), uma organização que também recebe ajuda de Bob Barker. Este novo helicóptero participará de futuras campanhas.

“Estou muito feliz por poder ajudar a Sea Shepherd Conservation Society, na sua missão de acabar com a destruição do habitat e abate de animais selvagens nos oceanos do mundo”, disse Barker. “Há muita conversa sobre a preservação dos ecossistemas e espécies, mas esta é uma organização que põe estas palavras em ação”.

Pela primeira vez, a Sea Shepherd possui três navios em perseguição á frota japonesa e cada navio tem habilidades únicas.  O Bob Barker com a capacidade de quebrar gelo e de ficar no mar por 3 meses sem precisar repor combustível, perseguirá a frota japonesa.

O Steve Irwin que carrega o helicóptero da equipe e coordena os vôos,  estará encarregada de bloquear as operações de transferências entre o navio fábrica Nisshin Maru e a frota baleeira.

O Ady Gil, com o dobro da velocidade dos navios arpoadores japoneses, tem como seu objetivo interceptar os arpoadores, bloqueando suas ações predadoras.

O objetivo da frota da Sea Shepherd é afundar economicamente a frota baleeira japonesa, falir a indústria baleeira impedindo que não atinjam nem a metade das cotas estimadas, prejudicando os lucros anuais da frota baleeira.

A campanha deste ano foi chamada de Operação Waltzing Matilda para demonstrar a gratidão da Sea Shepherd pelo povo australiano que desde 2005 apóia a Sea Shepherd em suas atividades.

Graças ao apoio generoso de Bob Barker, a Sea Shepherd Conservation Society tem os meios necessários para impactar seriamente os lucros da indústria baleeira nesta temporada.

“Agora, mais do que nunca, estamos confiantes de que seremos capazes de conduzir os baleeiros ilegais para fora das águas do Santuário de Baleias da Antártica.”

Os baleeiros japoneses estão descobrindo que o preço já não compensa tanto.

Com a Sea Shepherd reduzindo a cota de matanças pela metade e prejudicando os lucros pelo quarto ano consecutivo, a subsidiada indústria baleeira está a margem da falência.

“Pretendemos levar à falência os baleeiros”, disse o Capitão Paul Watson.