Destaque, Notícias

“Bio na Rua 2014”: Instituto Sea Shepherd Brasil e a proteção dos tubarões

No último sábado (08/09), foi realizado mais uma edição do “Bio Na Rua” na Quinta da Boa Vista, projeto realizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da UFRJ. Com participação de outras instituições como o Instituto Estadual do Ambiente – INEA e Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores – MAQUA, o Núcleo RJ do Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB novamente esteve presente, abordando o tema da preservação dos tubarões.

Evento “Bio na Rua 2014”, na Quinta da Boa Vista/RJ. Foto:ISSB Núcleo RJ

 

O “Bio na Rua” teve como propósito multiplicar conhecimento entre a população e as organizações envolvidas com exposições das diferentes áreas de atuação de um biólogo, além de aproximar a ciência à sociedade civil. Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Instituto Sea Shepherd Brasil e as campanhas da Sea Shepherd pelo mundo.

Voluntários do Núcleo RJ procuraram expor para os visitantes, um problema que vem acontecendo em toda a costa brasileira: a prática do “finning”, ou seja, a retirada das barbatanas de tubarão. O Brasil é o 10º maior fornecedor de barbatanas para o mercado asiático e grande parte das 200 toneladas exportadas são ilegais e obtidas por essa prática. A campanha em defesa dos tubarões é uma das principais campanhas do Instituto Sea Shepherd Brasil.

Visitante recebendo informações de Luísa Sanches. Foto:ISSB Núcleo RJ

“Estamos próximos de um colapso no ecossistema marinho. Não é exagero, infelizmente é realidade. Os tubarões estão no topo da cadeia alimentar, caso sejam extintos, independente da espécie, toda a estrutura biológica marinha cairá. Inclusive o homem perecerá, todos os seres vivos estão ligados. Nunca esquecendo que vivemos em um planeta onde 2/3 da superfície é composta por água. Estamos em um momento crucial”, afirma Wendell Estol, biólogo e diretor geral do ISSB.

Além da abordagem de conscientização, os voluntários Grégor Salles, Luísa Sanches, Raphael Jordão e Raphaella Valadão, que integram o grupo de Educação Ambiental do Núcleo RJ desenvolveram atividades com as crianças, utilizando jogos e pinturas com diversos temas: poluição, biodiversidade e ambiente marinho. Tais atividades visam trabalhar de uma forma lúdica e acolhedora os referidos temas.

Raphaella Valadão e Luísa Sanches em atividade de EA com as crianças. Foto:ISSB Núcleo RJ

Visão parcial do stand do Núcleo RJ / ISSB. Foto:ISSB Núcleo RJ

O evento contou com uma participação grande de pessoas, mostrando mais uma vez o sucesso que é a iniciativa. Agradecemos a Comissão Organizadora do “Bio na Rua” pela nossa participação e quem desejar contribuir para continuidade do nosso trabalho, entre na página www.seashepherd.org.br e filie-se.

Assine também nossa petição “Salve os tubarões”, que visa a criação de uma moratória da pesca destes incríveis animais, mantenedores do equilíbrio dos oceanos: http://goo.gl/V8NOUg

Voluntários do Núcleo RJ e integrantes da Comissão Organizadora do evento. Foto:ISSB Núcleo RJ