Home » Destaque, Notícias

BBC Earth apresenta uma nova visão sobre os tubarões na série Shark, sábado, 26 de dezembro

21 dezembro 2015

Produzido pela premiada Unidade de História Natural (UHN) da BBC, a série “Shark” mostra novos aspectos de mais de 30 espécies de tubarões, filmados ao redor do planeta durante dois anos

image002

Considerados os predadores mais exitosos do planeta, os tubarões são animais inteligentes, mas muitas vezes ainda incompreendidos.  Com o objetivo de apresentar ao espectador uma nova visão sobre estas incríveis criaturas, o BBC Earth apresenta a trilogia Shark, com dois programas da série inédita e o making of Shark: Beyond The Bite, neste sábado, 26 de dezembro, a partir das 19 horas, com reapresentações.

PICTURE SHOWS: A one tonne Great White Shark jumps out of the sea in South Africa at 20mph to catch a fur seal.

PICTURE SHOWS: A one tonne Great White Shark jumps out of the sea in South Africa at 20mph to catch a fur seal.

2015 marca o quadragésimo aniversário de lançamento do filme “Jaws” (Tubarão), dirigido por Steven Spielberg. O predador sempre foi temido e apresentado como perigoso nos filmes de cinema e programas de TV. A série Shark mudará tudo o que você sempre pensou sobre os tubarões por meio de imagens incríveis de mais de 30 espécies em comportamentos raros e alguns nunca antes vistos, como um tubarão que caminha sobre a terra, os inéditos wobbegongs. A série apresenta tubarões nunca filmados antes na Groenlândia, além das espécies mais conhecidas, como os grandes tubarões brancos e os cabeça-de-martelo.

Uma equipe da Unidade de História Natural da BBC recebeu a missão de viajar por dezenas de lugares, ao redor do mundo, atrás das diferentes espécies de tubarões e contou com as mais modernas câmeras de high definition HD e de alta velocidade. Graças aos avanços tecnológicos e a uma nova geração de ousados operadores, foram captadas imagens espetaculares subaquáticas e também de helicóptero, sob o gelo polar, em manguezais, naufrágios, recifes de coral e em vários outros ambientes.

PICTURE SHOWS: Great White Sharks in South Africa feed on fish and fur seals and have evolved extraordinary senses to find their prey.

PICTURE SHOWS: Great White Sharks in South Africa feed on fish and fur seals and have evolved extraordinary senses to find their prey.

Sobre Shark, a produtora Rachel Butler conta que: “Nosso objetivo foi se aproximar do habitat natural dos tubarões para revelar que não são apenas animais perigosos com sangues e dentes, mas captar momentos como da mãe e seus filhotes, as redes de relacionamento, os rituais de acasalamento”.

Existem mais de 500 espécies de tubarão, todos pertencentes a uma família mais ampla: o maior, o tubarão-baleia, com até 20 metros, e o menor, o tubarão lanterna anão, que pode caber na palma da mão e brilha no escuro. A equipe da Unidade de História Natural da BBC registrou o namoro, os baby tubarões em desenvolvimento, como eles crescem e até mesmo como os tubarões limpam os seus dentes.

Com narração do ator britânico Paul McGann, a produção de Shark  é assinada por Steve Greenwood, também responsável por outras séries de sucesso como Expedition New Guinea e Natural World, com a produção executiva de  Michael Gunton que trabalhou em Life Story, Hidden Kingdoms e Africa.

  • Primeiro programa da série Shark:

Este episódio concentra-se nas adaptações dos tubarões aos diferentes ambientes, o que lhes garantem o sucesso como predadores. O ponto alto do episódio apresenta um tubarão branco perseguindo focas em uma caçada filmada por debaixo d'água, no ar e em câmera lenta.

  • Segundo programa da série Shark:

Os diferentes aspectos do comportamento dos tubarões estão no segundo e último episódio. Grandes tubarões brancos comunicam-se por meio da linguagem corporal e os tubarões cinzentos que vivem nos recifes têm ajuda para verificar os seus dentes. Tubarões limão dão à luz a filhotes que crescem abrigados em viveiros especiais no mangues.

  • Shark: Beyond the Bite:

O making of mostra, do Ártico aos trópicos, como é preciso um cinegrafista específico para pular na água e filmar tubarões. O programa mostra a preparação e o planejamento para capturar as cenas incríveis apresentadas na série, bem como os encontros entre as criaturas e os cinegrafistas.

Ficha Técnica

Shark (2x50) Produtor: Steve Greenwood

Produtora: Rachel Butler

Produtor executivo: Michael Gunton

All Contents Copyright © 2012 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por dEx