Editorial

Associação de treinadores de golfinhos tenta justificar o injustificável

Comentário por Scott West

Um golfinho coberto de sangue na enseada. Foto: SSCS

A recente declaração da IMATA (International Marine Animal Trainer’s Association, ou Associação Internacional de Treinadores de Animais Marinhos) sobre a pesca guiada de pequenos cetáceos me fez rir em voz alta. São raras as vezes que faço isso. A Sea Shepherd acredita que a indústria de entretenimento de golfinhos em cativeiro e outros cetáceos estão sentindo a pressão de pessoas informadas de todo o mundo.

Quanto mais treinadores de golfinhos começarem a acordar para a realidade de que eles estão prejudicando mais do que ajudando os golfinhos,mais a industria de entretenimento esta tentando reestruturar sua equipe.

Portanto, eles têm dado ao mundo este monte de asneira divertida.

Meus comentários estão em negrito abaixo. Você pode encontrar a declaração da IMATA em http://www.imata.org/drive_fisheries_statement

_________________________________________________________________________

Posição da Associação Internacional de Treinadores de Animais Marinhos (IMATA) sobre a pesca guiada de pequenos cetáceos

21 de setembro de 2013, às 15:09

Em 2005, a Associação Internacional de Treinadores de Animais Marinhos (IMATA) formalizou a sua posição sobre a pesca guiada. A afirmação é clara: a IMATA se opõe fortemente a matança em massa de baleias e golfinhos que ocorrem na pesca guiada, e é dedicada ao avanço do cuidado humano de animais marinhos em ambientes zoológicos.

Scott West: Nós estamos contentes em saber que a IMATA se opõe fortemente à matança em massa de baleias e golfinhos. Mas e sobre qualquer matança de baleias e golfinhos? Também é bom saber que a IMATA é dedicada ao avanço do cuidado humano de animais marinhos. É uma pena, no entanto, que eles ainda pensam que é humano escravizar os cetáceos. Não há nada de humano colocar mamíferos que podem nadar até centenas de quilômetros por dia em um pequeno tanque para o resto de suas vidas, e força-los a nadar em círculos e fazer truques em troca de alguns peixes mortos, a fim de entreter os seres humanos.

A pesca guiada é um método de usar som e barcos para reunir golfinhos e pequenas baleias em águas rasas ao longo da costa. Sua operação na Europa e Ásia tem sido bem documentada, pelo menos nos últimos 650 anos (Brownel Jr., R.L.; Nowacek, D.P.; e Ralls, K., 2008) e eles continuam hoje nas Ilhas Salomão, Dinamarca e Japão.

Golfinho-de-laterais-brancas-do-atlântico sendo puxado para o barco. Foto: SSCS

SW: É verdade que os seres humanos atacaram, feriram, mataram, e de outras formas exploraram golfinhos e baleias ao longo do tempo. Isso não torna a coisa certa. Apesar da história de assassinato contínuo de seres humanos contra a golfinhos, não há nenhum caso registado de um golfinho ferindo, muito menos matando, um ser humano. Na verdade , há inúmeros relatos de golfinhos salvando os seres humanos . Também é verdade que, em algumas sociedades humanas, como na Grécia antiga, matar ou ferir um golfinho era punível com a morte. Na maioria dos países modernos, hoje, é ilegal perseguir, ferir, ou matar um golfinho. Os dinamarqueses das Ilhas Faroé podem afirmar que eles estiveram matando baleias-piloto por mais de mil anos. O tempo por cometer uma atrocidade não faz, magicamente, a atrocidade ser menor. Além disso, o uso de motores de combustão interna para conduzir esses cetáceos é um fenômeno relativamente novo, e essas conveniências modernas, certamente, não são baseadas na tradição.

A Convenção de Bonn, fundada em 1979, que agora inclui 119 países, foi criada para proteger espécies migratórias como estas, porque não há um entendimento do que deve ser e precisa ser protegido. Números da população de algumas destas espécies na natureza são listados como ‘dados insuficientes’ por essas agências que monitoram esses dados. Isso não significa que esses animais existem em tal abundância que pode destruí-los sem nos preocupar. Pelo contrário, isso significa que nenhum animal deve ser atingido, porque não temos dados precisos, verificáveis, ​​de quantos serão deixados na natureza.

A pesca guiada em Taiji, no Japão, está entre as mais amplamente documentadas e mais controversas. A maioria dos animais conduzidos para águas rasas em Taiji são mortos em uma tentativa equivocada de “controle de pragas” por pescadores, e sua carne é destinada para alimentação. Apenas um pequeno número é vendido a aquários e parques marinhos, predominantemente aqueles localizados na Ásia.

SW: Há alguns pescadores ignorantes que culpam os golfinhos pela falta de peixes. É certamente muito mais fácil tornar o golfinho um bode expiatório em vez de enfrentar a realidade de que os seres humanos têm destruído os oceanos e severamente reduzido as populações de peixes. É a indústria do entretenimento de cativeiro que financia a matança de golfinhos de Taiji. Sem o dinheiro recebido para escravizar golfinhos, treiná-los para fazer truques em troca de alimentos, e fornecendo-lhes a parques de diversão, não haveria nenhuma caçada guiada em Taiji. Se Taiji fornecesse os golfinhos para cativeiros de forma gratuita, poderia haver fundamento para o argumento de que a pesca guiada é para o controle de pragas ou alimentação humana. No entanto, o rendimento de carne de golfinho não é simplesmente suficiente para manter estes 28 indivíduos e seus barcos caros em operação. A indústria do entretenimento de golfinhos em cativeiro é muito popular na Ásia. É também muito popular no Oriente Médio, na Europa e na América do Norte. Taiji vende os golfinhos. É muito dinheiro para os assassinos e treinadores de lá, e para os intermediários ao longo do caminho.  A expansão e apoio dos parques de diversão de cativeiros em novas áreas equivale à criação de demanda para a indústria de entretenimento em cativeiro em todos os lugares.

Treinadores no barco logo após o processo de seleção. Foto: Sea Shepherd

Enquanto alguns se opõem à coleta de animais pela pesca guiada para venda, a prática é legal em países onde alguns membros da IMATA vivem e trabalham. De fato, alguns aquários japoneses não têm escolha; regulamentos internos japoneses exigem que os golfinhos e pequenas baleias sejam adquiridos a partir das pescas guiadas em Taiji. Por outro lado, muitos países (incluindo os Estados Unidos, Canadá e Europa Ocidental) proibiram a importação de golfinhos coletados a partir das pescas guiadas no Japão.

SW: Talvez treinadores de mamíferos marinhos devam defender o fim da caça guiada e das matanças, mas é claro que isso exigiria que eles realmente tomassem uma posição em defesa dos golfinhos, e iria cortar o fornecimento de golfinhos e de DNA de golfinhos. Os treinadores têm uma escolha. Eles podem optar por deixar os animais em estado selvagem e trabalhar para vê-los e protegê-los em seu ambiente natural, em vez de lucrar com sua captura e confinamento.

Treinadores de golfinhos em Taiji. Foto: SSCS

A IMATA não é um grupo de defesa, mas sim, uma associação profissional de membros individuais comprometidos com a promoção do desenvolvimento de treinadores de animais marinhos. É uma organização sem fins lucrativos, uma organização de voluntários criada por e para os profissionais de zoológicos. O bem-estar dos animais no cuidado diário dos membros da IMATA é a sua prioridade.

 SW: Treinadores exploram golfinhos escravizados, os enfraquecem para fazerem truques em troca de comida. Eles não são um grupo de pessoas que cuidam, que trabalham no resgate, reabilitação e soltura de golfinhos feridos ou doentes. Não há nada de “humanitário” ou de cuidado na retirada de um animal selvagem de seu ambiente natural. É fascinante como eles “higienizam” a frase chamando locais de entretenimento de “ambiente zoológico”. O fato é que a maioria dos golfinhos e outros cetáceos em exposição, não são encontrados em ambientes zoológicos. Não, eles são encontrados em parques de entretenimento com fins lucrativos. Ainda seria errado manter cetáceos em qualquer tanque, mas pelo menos em um ambiente zoológico os cetáceos não teriam que fazer truques para comer. Não é difícil imaginar que o cuidado diário dos golfinhos em cativeiro é uma prioridade, pois sem esses golfinhos, a indústria do entretenimento entraria em colapso. Golfinhos vivos representam um investimento significativo de dinheiro.

Golfinhos presos na rede, enquanto escoa sangue para a enseada. Foto: SSCS

 

Qualquer pessoa que acredita na missão da IMATA e que apoia os seus objetivos é bem-vinda para a associação. Isso inclui a ampliação da adesão aos indivíduos que trabalham para organizações que adquirem os golfinhos de uma pesca guiada.

SW: Não há dúvida de que os treinadores que trabalham para selecionar os golfinhos em Taiji e em locais onde os golfinhos são enviados participam da missão da IMATA e apoiam os seus objetivos. A IMATA lhes dá cobertura e legitimidade e, portanto, suporta a “pesca” guiada.

Um cuidador é recebido pela IMATA mesmo que ele/ela participe da seleção e recolha de animais vivos, na premissa de que esses animais vão se beneficiar, ele/ela é exposto às melhores práticas mais atuais em cuidados com os animais e treinamento. Isto ajuda a garantir o bem estar dos animais que vivem em ambientes zoológicos em todo o mundo.

SW: Cuidador? Vamos chamá-lo do que ele é: cafetão, escravocrata ou carcereiro.

A IMATA enfatiza a educação continuada dos treinadores de animais da linha de frente. A organização fornece um fórum para o diálogo pensativo entre uma grande, diversificada e crescente participação internacional, a partir de diferentes culturas. Através da associação à IMATA, os treinadores têm acesso a uma rede global de profissionais de treinamento, recursos, tais como publicações educativas e oportunidades para participar de reuniões profissionais da IMATA, onde a informação e a formação mais atual e de pesquisa é discutida.

SW: Não há nenhuma dúvida em minha mente que muitos treinadores de golfinhos acreditam que eles realmente amam os golfinhos e estão fazendo o certo junto aos golfinhos em seus cuidados. É equivocada, no entanto. Se eles sabem alguma coisa sobre os golfinhos, eles sabem que eles não pertencem a tanques, nem devem entreter seres humanos. Estes treinadores exploram os golfinhos que proclamam amar. Se você realmente ama os animais, você precisa trabalhar para protegê-los em seu habitat natural.

Grupos extremistas que se opõem a ter quaisquer mamíferos marinhos sob cuidado humano nos jardins zoológicos, aquários e parques marinhos atingem a IMATA usando desinformação e apelo emocional para apoio financeiro, muitas vezes através de campanhas de mídia social .

SW: É certamente questionável se qualquer animal deve ser alojado em exibição, mas estamos falando de golfinhos e outros cetáceos aqui. Eles certamente não pertencem a um tanque. Ponto. Além dos casos raros em que um cetáceo resgatado é incapaz de retornar à vida selvagem e, nesse caso, uma rede apropriada em águas abertas é necessária, em nenhum momento um cetáceo deve ter que fazer truques em troca de alimentos.

Sim, é um assunto emocional. A escravidão é sempre emocional. É emocional para os escravos e é emocional para aqueles que se beneficiam da escravidão. É também emocional para pessoas de caráter sólido que veem a injustiça de tudo isso. Eles não são chamados de “grupos extremistas” que se opõem à captura, escravização e abate desses animais magníficos. A verdade é que a maior parte do mundo quer ver os golfinhos vivendo felizes em seu habitat natural.

Financiamento é a chave; o entretenimento de golfinhos em cativeiro faz quantidades significativas de dinheiro a partir do sofrimento de golfinhos e outros cetáceos. É por isso que eles estão lutando arduamente para tentar mantê-los escravizados. É por isso que lugares como Taiji fazem muito dinheiro com as vendas de golfinhos, e golfinhos treinados estão constantemente criados para a indústria de “entretenimento”.

No setor das pescas guiadas, esses grupos erroneamente afirmam que a maioria dos golfinhos em parques marinhos em todo o mundo foram adquiridos a partir da pesca guiada de Taiji, e, além disso, alegam que a IMATA é diretamente responsável pelo massacre, pois alguns de nossos membros trabalham para organizações que abrigam golfinhos da pesca guiada.

SW: A caça guiada de Taiji vem ocorrendo desde a década de 1970. Milhares de golfinhos foram violentamente retirados do meio natural em Taiji e dispersos por todo o mundo. Alguns de seus descendentes continuam vivendo em tanques de todo o mundo. Taiji não é a única fonte para os golfinhos em cativeiro, mas foi uma grande fonte no passado e continua a ser uma importante fonte de novos locais de entretenimento.

Formadores de mamíferos marinhos são responsáveis ​​por esta prática. É a receita de entretenimento de golfinho em cativeiro que impulsiona o abate.

Como parte de sua campanha , estes grupos pedem que a IMATA coloque numa “lista negra” os treinadores daquelas instalações que adquirem animais de pescas guiadas. Rejeitamos esta solicitação, como manipuladora e mal informada, e a IMATA mantém a sua meta para ajudar cada treinador profissional a melhorar continuamente suas habilidades em cuidar de mamíferos marinhos.

SW: Apelamos a todos que se preocupam com golfinhos e outros cetáceos para cessar a sua participação na indústria de entretenimento de golfinhos em cativeiro. Se você participa da indústria ou a apoia através da compra de um ingresso para um show, suas mãos estão tão sangrentas quanto as dos assassinos e treinadores nas águas da enseada.

De fato, tem havido alguns ex-treinadores iluminados que agora estão contra esta escravidão e exploração. Os cetáceos só precisam de nossa ajuda e “cuidado” para protegê-los e mantê-los em seu habitat natural.

Preocupada com o cuidado dos animais e com o desenvolvimento de práticas de treinamento, a IMATA está posicionada para motivar, educar e fornecer conhecimentos para o melhor cuidado com os animais e as práticas de formação de um número cada vez maior de profissionais em todo o mundo.

SW: Treinadores, olhe ao seu redor, para os golfinhos em seu atendimento. Quantos precisam de remédios para o estresse e a rotina de “enriquecimento” para tentar mantê-los são? Se você realmente quer ajudar estes animais, coloque um fim à sua participação na indústria do entretenimento.

Para obter informações mais detalhadas sobre a IMATA, fatos detalhados sobre a pesca guiada, e informações sobre como você pode se envolver, por favor visite o site da IMATA em: http://www.imata.org/drive_fisheries_faq

SW: Ou para obter informações sobre o que realmente está acontecendo e se envolver para proteger as baleias e golfinhos na vida selvagem, visite: www.seashepherd.org

Referências:

Brownell, Jr., R. L., Nowacek, D. P., & Ralls, K. (2008). Hunting cetaceans with sound: a worldwide review. (Paper N. 94). Retrieved from Publications, Agencies, and Staff of the U.S. Department of Commerce website: http://digitalcommons.unl.edu/usdeptcommercepub/94

_______________

Para obter os fatos sobre a caça guiada em Taiji, vá ver por si mesmo. Você pode se juntar aos Guardiões da Enseada da Sea Shepherd, em Taiji, escrevendo para coveguardian@seashepherd.org .

Sempre existiu uma atração natural entre os cetáceos e os seres humanos. É fácil entender por que os seres humanos querem interagir com os golfinhos. O lugar para fazê-lo, porém, é em mar aberto, com golfinhos em seu mundo. Para ver um golfinho em um programa de mergulho em tanque ou em cativeiro não é autêntico, ou de alguma forma relacionado a uma situação natural. Equivale a participação na escravidão. A compra de um ingresso para este tipo de show alimenta a demanda por mais golfinhos a serem capturados e criados. Sem demanda, não haveria a caça e a matança em Taiji. Juntos, vamos acabar com o abate e esvaziar os tanques de uma vez por todas.

Pelos oceanos,

Scott West

Sea Shepherd Conservation Society

Coordenador da Campanha Operação Paciência Infinita